Bagagens sim, pessoas não!

74° Dia

Há 12 anos a Fiat lançou a picape Strada Cabine Estendida e não tardou a colher os frutos de sua estratégia pioneira. Mas esse sucesso também despertou a concorrência, que percebendo a crescente demanda pelas picapes derivadas de automóveis com maior espaço na cabine, tratou de seguir o mesmo caminho, o que resultou na chegada da Volkswagen Saveiro com esse tipo de cabine. Aproveitando esse gancho, resolvi comentar um pouco mais sobre o habitáculo das picapes, e, principalmente, da Saveiro deste Teste dos 100 Dias.

Primeiramente, é bom lembrar que a caçamba, mesmo contando com a capota marítima, não está totalmente protegida da poeira e da água. Assim, o espaço adicional na cabine acaba sendo utilizado como um “porta-malas”, e, de fato, é ideal para acomodar bagagens ou objetos mais frágeis, sem danificá-los.

O problema é que, como oferecem um espaço traseiro razoável, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro (a qual, de acordo com o manual do proprietário pode acomodar 300 litros de bagagens ali), muitos donos desses modelos acabam utilizando o espaço extra para transportar pessoas. Na foto abaixo, você pode conferir que a área até permitiria essa improvisação.

Só que esse “jeitinho”, além de submeter qualquer pessoa que ocupe aquele espaço a um desconforto absurdo, é PROIBIDO POR LEI. Afinal, ali não há cintos de segurança ou outro tipo de proteção para o caso de um eventual acidente.

Portanto, se você possui uma picape dessas e já pensou na possibilidade de transportar alguém no espaço atrás dos bancos, mesmo que apenas numa pequena distância, esqueça. Além de colocar todos os ocupantes do veículo em risco, você ainda poderá levar uma “bela” multa e ter o seu carro apreendido.

Enfim, quer transportar mais que duas pessoas em sua picape? É melhor optar por uma cabine dupla.

Comments: 17 Comments

17 Responses to “Bagagens sim, pessoas não!”

  1. GahGreased disse:

    Verdade , meu pai levou um amigo dele na montana 2006 dele , ele bateu de traseira em um celta e o amigo dele bateu a cabeça no vidro da frente e teve traumatismo ucraniano , realmente é perigoso .

  2. GahGreased disse:

    e detalhe : era cabine unica ( 2 lugares só)

  3. Helder Ibanez disse:

    É nobre dizer para ninguém levar pessoas na cabine estendida e até um serviço do blog em faze-lo, mas na prática, um dos maiores motivos de quem opta por esse tipo de cabine é poder carregar eventualmente mais de um passageiro, é possível adaptar bancos e cintos na própria concessionária e isso acontece desde o lançamento da Strada.

  4. Paulo Freire disse:

    De fato, já cansei de ver Stradas cabine estendida com bancos na traseira [espaço pífio, diga-se de passagem]. Acho que foi exatamente por isso que a Fiat lançou a cabine dupla.

    Voltando a Saveiro, ridículo a caçamba ñ estar totalmente protegida, isso pq na inferior Montana, ela está.

  5. ÍTALO disse:

    Traumatismo UCRANIANO??? caraca!!! Não sabia que existia pick-ups dessas no leste Europeu!!! rssss Fora a brincadeira, extraordinária essa mensagem, tá cheio de neguinho que leva de tudo (gente inclusive) na cabine estendida!! Parabéns pela orientação!!

  6. Cris disse:

    Essa Montana do GahGreased é um perigo mesmo hein? O coitado do cara bateu a cabeça e foi parar na Ucrânia??

    Zoeira à parte, faltou comparar o espaço da cabine da Saveiro com as outras picapes. Que o espaço das cabines estendidas é bom para carregar bagagem e ruim para carregar pessoas nós já sabemos, a idéia aqui é ver qual tem a melhor solução, maior espaço, combinação de espaço cabine/caçamba etc.

  7. Daniel T. disse:

    Cabine estendida para mim não faz sentido. Nâo cabe 4 (ou 5) pessoas e ainda por cima a caçamba é duramente sacrificada. É só dar uma pequena olhada na foto da Strada, carrega-se ali no máximo sacos de cimento, pois nem fogão cabe ali! O que adianta ter uma picape se nem televisão LCD cabe nela? Falo isso com conhecimento de causa; meu tio tinha 2 Stradas e comprou uma televisão 42″; se não fosse o socorro da Montana do meu pai ele teria que deixar a televisão na loja, voltar pra casa dele e trocar a Strada pela Idea, e sabe-se lá se caberia na Idea.
    Não gosto muito da FIAT pois só faz carro apertado! é tudo sempre menor que a concorrência.

  8. Paulo Freire disse:

    Daniel T.,

    QUANTAS BOCAS TEM ESSE FOGÃO?! Alem do mais, que TV de 42 pol é essa que ñ coube na caçamba de uma Strada? Deve ser tubo de imagem né? E a Strada em questão, uam cabine dupla pq pense numa TV grande.

  9. André disse:

    Dicordo do ponto de vista do Daniel T. quanto a Fiat só fazer carros apertados. A Fiat sempre foi referência em aproveitamento de espaço desde a época do 147 os carros eram conhecidos por serem “pequenos por fora e grandes por dentro”. Lembro em 1994 quando minha esposa comprou um Uno e a irmã dela comprou um Corsa Wind, as duas teimavam que o Uno era maior por que tinha mais espaço (na época as duas carregavam muitas tralhas a trabalho). Tive de encostar os dois no fundo da garagem e marcar o piso na frente com a ajuda de um esquadro para convencê-las que estavam erradas…

  10. Jose Henrique disse:

    Olá Pessoal. Bacana o post, mas gostaria de saber se na saveiro CE, consigo colocar uma moto de trilha, por exemplo. Obrigado.

  11. Daniel T. disse:

    É só reparar que, nesse teste, apenas a Strada não foi testada com uma moto ou bicicleta na caçamba. Os jornalistas a pouparam desse vexame.

  12. Wellington Lopes. disse:

    Cris…, como disse em outra postagem, onde você fez a mesma pergunta, digo novamente (no entanto, você somente verá minha resposta se voltar a ler este post, pois não sei se a leu no outro):

    “O volume atrás dos bancos da extensão da cabine na Volkswagen Saveiro Cross é um pouco maior que o da Fiat Strada, mas somente a picape da montadora italiana pode levar o estepe de forma presa nesse espaço”.

    P.S.: O volume da caçamba da picape da Fiat em sua versão estendida é maior que o mesmo no veículo da Volkswagen. Claramente, as caçambas das concorrentes que não possuem cabine estendida são bem maiores.

  13. Carlos disse:

    Caro Jose Henrique, na Saveiro CE com a porta da caçamba fechada, nem pensar, não cabe moto não e dependendo da moto, nem na cabine simples. Ainda bem que foi regulamentado o transporte de carga em pickup com a caçamba aberta, basta ter uma segunda placa, lacrada, do lado direito do carro, veja a RESOLUÇÃO N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010 do contran.

  14. Paulo Freire disse:

    Independente da Strada ñ ter sido testada, ñ significa que a caacidade de carga dela é ruim. Foi o 1º carro, ainda em experiência.

  15. Eduardo disse:

    Olá Paulo, só para constar que a Strada foi a primeira a ser testada. Segue nos arquivos de outubro 2010. E concordo com você, a Fiat foi a primeira a inovar nesse quesito. Abraços…

  16. Daniel T. disse:

    Eu sei que foi a primeira, mas é que muita gente pede frenéticamente para que coloquem 500kg em todas as picapes só para mostrar o óbvio, que a strada se sairá melhor que todas (pelo menos é o que todos esperam). Como se motor fosse a única coisa que decidisse num carro, mas tudo bem.

  17. Corsário Viajante disse:

    Bom, o brasileiro quer tudo né? Quer picape, mas quer que a caçamba feche como porta-malas. Mas também quer levar cinco ocupantes, com conforto de sedã – mas não quer sedã.
    Cada escolha é uma perda…

Leave a Reply