Popular e econômico

73° Dia

A cada dia que passa o Chery QQ constrói uma reputação mais sólida para mim. No primeiro momento você tende a não gostar dele, achando muito apertado, mal acabado e sem um motor potente, além de ser barulhento. Mas quando se vê que, na prática e no bolso, ele é um carro econômico, principalmente nos dias de hoje em que o trânsito está cada vez mais caótico, isso nos faz refletir sobre a possibilidade de compra.

Prezar por poupar o bolso de quem tem de andar com o veículo todos os dias é fundamental para a escolha de um carro (pois eu acho que quem opta por um QQ é porque não quer gastar e nem paciência para manter um veículo com motor maior). Sendo assim, a Chery conseguiu atender bem à sua proposta: fazer um carro que seja econômico, em todos os sentidos (desde quanto ele gasta de combustível até quanto ao próprio preço do carro). O QQ dos 100 dias, segundo as nossas medições, foi o carro mais econômico já testado entre os populares. Ele fez, por exemplo, sete quilômetros a mais que o companheiro de marca, o Chery Face, com um litro de gasolina.

Para estabelecermos certos parâmetros para ser possível comparar, pelo fato do QQ ser apenas movido à gasolina, temos de subtrair
da média de consumo 30% do seu valor inicial, para que fique equivalente aos carros que fizeram o teste de consumo com etanol. Um exemplo: o Chery QQ fez 18,1 km/l com gasolina. Assim, tiramos 30% desse valor, que é 5,43, obtendo 12,67, que é o número, em teoria, de km/l que o QQ faria se fosse também abastecido com etanol.

A nossa medição foi feita com 3.735 km rodados e 205,4 litros de combustível. O tanque de combustível do Chery QQ, segundo a ficha
técnica da montadora, tem 35 litros de capacidade. Com isso dá para rodar, em média, 633,5 km, isso sem utilizar o ar-condicionado. Confira, abaixo, a lista dos carros mais econômicos. Vale lembrar que estes números de consumo foram aferidos pela equipe de testes da Revista Carro com padrões e métodos iguais para todos os carros:

Média de consumo de combustível Etanol Gasolina
Chery QQ 1.1 16V dos 100 Dias 12,67 km/l (projeção) 18,1 km/l
Kia Picanto 1.0 Flex 12,1 km/l -
Fiat Mille Economy 1.0 Fire Flex 11,2 km/l -
Ford Ka 1.0 Rocam Flex 10,8 km/l -
Chevrolet Celta 1.0 8V VHC-E 9,8 km/l -
Fiat Uno Vivace 1.0 Fire EVO 9,8 km/l -
Fiat Palio Economy 1.0 Fire Flex 9,8 km/l -
Volkswagen Gol G5 1.0 8V Trend 9,8 km/l -
Nissan March 1.0 16V Hi-Flex 9,3 km/l -
VW Gol G4 Ecomotion 1.0 8V 9,0 km/l -
Effa M100 8,96 km/l (projeção) 12,8 km/l
VW Fox 4 portas 1.0 8V Total-Flex 8,90 km/l -
Lifan 320 1.3 16V 8,82 km/l (projeção) 12,6 km/l
Renault Sandero 1.0 16V Hi-Flex 8,10 km/l -
Renault Clio 4 1.0 16V Hi-Flex 7,8 km/l -
Chery Face 1.3 16V 7,7 km/l (projeção) 11,0 km/l
Comments: 5 Comments

5 Responses to “Popular e econômico”

  1. EDISON RIBAS disse:

    Realmente é super econômico, mas temos que cuidar na comparação com os demais o tipo de percurso utlizado (cidade/estrada) e a quilometragem percorrida na amostragem.

  2. vitor disse:

    Como já disse anteriormente, aqui em BH, que possui uma topografia altamente acidentada e sempre com o ar ligado, meu QQ faz 13km por litro. Ainda assim eu acho bem econômico !

  3. Michel disse:

    O problema dessa conta é que se ele fosse flex, o consumo em gasolina também seria prejudicado e ele não conseguiria esse consumo de 18Km/L.

  4. Gustavo disse:

    Realmente o QQ é um carro muito econômico.. Porém, alguns dados dessa tabela me causam dúvidas: Esses valores são para consumo urbano ou rodoviário (porque 18km/l na gasolina, na cidade, é um excelente valor)?
    E um comentário: Meu Sandero, também 1.0 16v, fez 9km/l no álcool (e na cidade) quando tirei ele da concessionária 0km. Isso que 90% dessa quilometragem foi realizada com o AC ligado, já que era meu primeiro carro com AC e o tirei em uma época de calor na minha região. Hoje, em dia, que ele está com o motor amaciado, não sei nem quanto faz porque o preço do álcool está um absurdo, mas deve chegar pelo menos nos 10km/l. E como um Clio, que é quase 200kg mais leve que o Sandero e compartilha o mesmo motor, é mais beberrão?? Acho que esses valores, pelos menos os dois, estão errados.
    Mas muito legal a matéria, com a intenção de comparar o consumo entre os carros que o povo mais compra.

  5. Julio disse:

    Nos outros posts o consumo era de uns 13km/l ( dias 28,29,30 e média mensal no dia 20/9). De onde veio esse 18,1km/l?

Leave a Reply