Skip to content


Focus 1.6 e 2.0 flex: os próximos dos 100 Dias

Focus_1

Demoramos a conseguir uma confirmação oficial da Ford por conta da pequena frota de Focus 1.6 disponível, mas hoje batemos o martelo com a marca: teremos o carro equipado com o novo motor 1.6 16V Sigma a partir da próxima semana.

Mas as novidades não param por aí. Depois de testar por 50 dias o Focus 1.6 Flex, mostraremos aqui como se comportará o mesmo modelo equipado com motor 2.0 Duratec também bicombustível. Isso mesmo, você não leu errado: até o fim do ciclo de 50 dias com o 1.6, o 2.0 flex já terá chegado ao mercado e substituirá a versão de entrada na nossa avaliação.

Portanto, não faltarão Focus para analisarmos e mostrarmos para vocês nos próximos três meses. Vale lembrar que o objetivo da Ford com os novos motores flex não é modesto: atingir a liderança do segmento e desbancar Chevrolet Astra e Hyundai i30, o novo “bicho-papão” da categoria.

Será que ele tem cacife para isso? Atirem os primeiros comentários!

Postado em Conclusões

147 comentários

Assine o RSS dos comentários deste post RSS.

  1. Leonardo said

    O 2.0 flex poderia ser com cambio automatico !!!

  2. Mauro Ribeiro said

    Olha, a nova “cara” do Focus ficou bonita, na minha opinião.
    Traz um certo luxo e status. Não posso falar da relação custo beneficio pois, não sei quais equipamentos são de série e qual o preço do carro.
    Mas acredito que encara bem seus concorrentes.
    Agora o Flex, é bom mas do que jeito que anda o preço do alcool não tanta vantagem hoje.
    Eu só estou abastecendo com gasolina aqui em SBC/SP o meu Astra.
    Resumindo: gostei do novo 100 dias.

    Abraços,

  3. Hugo said

    EXCELENTE! O Focus é um ótimo carro, vamos ver se os novos 1.6 e principalmente o Duratec estão com os problemas corrigidos (perda de rendimento, fraco torque em baixa) que algumas versões apresentaram, necessitando até de atualizações de I.E. e troca de amortecedores.

    Aguardo ansiosamente, olharei com carinho as versões Flex, quem sabe…(bem que a versão ST ou Titanium que podem ser lançadas esse ano? poderiam vir com 6 air-bags, nem que como opcionais…).

    Adoro o desenho do hatch, mas talvez levaria o sedan pela “pequena” diferença de preço e peso e um porta malar beem maior.

  4. Wellington Lopes. said

    Muito bom, parabéns a Equipe Carronline. No entanto, muitos blogueiros “chiarão”, pois a maior expectativa era pelo seu rival Hyundai i30. Particularmente, queria muito ver o Kia Soul ou o Kia Cerato no teste. Será que no próximo TD100 vocês conseguirão fazê-lo com um ou mais veículos coreanos, já que são eles a “bola da vez”.

  5. Arlyson Mark said

    Achei ótimo a escolha do Focus 1.6 Flex e 2.0 Flex para o próximo teste de 100dias. Também acharia interessante 50dias Kia Cerato e 50dias Honda City.

  6. Hugo said

    Na minha opinião, serão 100 dias com o melhor médio do mercado. Vamos ver como ele se comporta na opinião dos usuários da AE.

  7. Pedro Henrique said

    Adoraria Ver Cerato e Soul… O Ford foi uma boa escolha, maaaas pra quem, como eu, estou interessado em comprar.. vai ter q esperar mais um poco…

  8. Fabio Goes said

    Que beleza hein! Esse sim é um teste que vai ser bastante lido!
    O Focus é um baita carro e para nós leitores será um presente saber exatamente como ele se comporta antes de comprarmos.
    Por favor, testem as duas versões no câmbio manual, que usam o máximo do motor.

  9. Andre Luis said

    Bacana, excelente escolha, reforço o comentário do amigo acima, o 2.0 flex poderia ser com cambio automático, já que hoje em dia quem opta por um carro destes quer conforto e nada melhor do que um automático para isto.

  10. JEAN DELON said

    sou corretor de seguros e apaixonado por carros. sempre admirei o FORD FOCUS, seja pelo designer inovador a mecanica, a sua suspençao que e excelente, nesta nova versao se tornou melhor ainda, espero que, o brasileiro em geral pare de com- comprar carro para o vizinho, porque se nao for bom de revenda eu nao compro, e passe a olhar as qualidades dinamicas, mecanicas, conforto ao dirigir, e com isso passe a usar o melhor hatch medio que tem no mercado, e pelo amor de DEUS, parem de comprar GOLF, ASTRA, VECTRA, STILO, 307 e VECTRA, que sao carros ultrapassados e que nao estao em harmonia com os respectivos projetos em produçao na EUROPA.

  11. MauricioY said

    Jean Delon, concordo 100% com suas palavras,
    esses carros de museu: GOLF, ASTRA, VECTRA, STILO, 307 e VECTRA não dá mais, o Brasil passou para outro patamar desenvolvimento, precisamos exigir produtos atualizados com o primeiro mundo.

  12. SERGIO SP said

    PARABÉNS PELA ESCOLHA.

    Com ctz, o Focus está entre os 3 melhores hatchs do segmento, vendidos no país.

    MASSSSSSSSSSSSS…..

    Não acredito que obtenha o sucesso do I30. Ou que seja o mais vendido. A concorrência tb tem suas armas… TIIDA com preço mais acessível, STILO idem. Sem falar que o BRAVO deve chegar no final do ano…e talvez, uma nova motorização p/ Vectra GT. Por isso tudo, não creio que a FORD leve essa não, apesar do Focus, repetindo, ser um EXCELENTE carro.

    Vamos aguardar os testes.
    ..

  13. André said

    Aeeeeeeee!!!
    Melhor noticia do dia… aguardarei ansioso por esse teste!!
    Estou querendo comprar esse Novo Focus 1.6 Flex no final de fevereiro… até lah então já vai ter saido bastante informações/avaliações do pessoal!
    Parabens!!!

  14. Rodrigo said

    Parabéns.
    Eu sou fã do Focus, Mas acho que dessa vez me darei mal.
    O Focus é a melhor escolha, melhor custo benefício, melhor seguro, menor custo de manutenção (peças inquebráveis), um dos mais confortáveis..
    Fico feliz que brasileiros prefiram os outros carros, o meu seguro fica mais barato, e os ladrões também preferem os outros carros…
    Mas com esse novo Focus.. vai vender pra dédéu. acabou a minha exclusividade.

  15. Arlyson Mark said

    No caso do Focus 2.0 Flex, poderia dividir os 50 dias, 25 dias com o Manual e 25 dias com o Automático. Daí veremos a diferença do uso do cambio Manual para o Automático

  16. Fernando Miaw said

    Parabéns por terem conseguido bater o martelo com a Ford. O Focus tem conseguido a liderança no “papel”, ou seja, as últimas revistas sobre o assunto tem dado o 1° lugar para o Focus em comparação com os rivais. Agora com esse teste, pelo menos para mim será fundamental o desfecho, pois que está na minha prioridade de compra. Vou aguardar pelo menos mais 50 dias para “bater o meu martelo”.

  17. Tiago said

    Escolhas excelentes !

  18. Jacobus said

    O Focus é tido como um excelente carro no mundo todo! E por aqui isso não é diferente: é um modelo em total sintonia com o produzido na Europa.
    Acho que ele vai, sim, tomar a liderança de vendas da categoria, desbancando o Hyundai i30, que eu acredito ser o seu principal concorrente atual. Mas, para isso, a Ford precisa aprender com os coreanos como divulgar e vender seu carro.
    Não vejo vantagem alguma do i30 sobre o Focus, nem mesmo em design. Flex por flex, nenhum deles o era até agora, e o i30 vendeu mais! Acho que isso se deveu muito mais pela sensação de novidade que o i30 representou.
    A Ford tem uma rede de assitência técnica infintamente maior do que a Hyundai, três anos de garantia, e um produto excelente! E, agora, é flex!
    Pra mim, não falta mais nada.

  19. Willy said

    Ótimas escolhas!!!

    Com certeza esse teste vai bombar!
    O Focus com certeza é um dos carros mais injustiçados do Brasil, pois apesar de suas imensas qualidades não consegue atingir o volume de vendas merecido!

    Vamos ver como se “comportam” durante os testes!!!

  20. Marcelo R. said

    Arlyson Mark said on 27 de janeiro de 2010 No caso do Focus 2.0 Flex, poderia dividir os 50 dias, 25 dias com o Manual e 25 dias com o Automático. Daí veremos a diferença do uso do cambio Manual para o Automático

    Eu concordo com o Arlyson. Também gostaria de ver a diferença de comportamento e consumo entre os dois câmbios, no caso do 2.0.

    Agora, se ele tem cacife para desbancar Astra e i30?? Ele tem de sobra! O problema é se o mercado vai perceber isso, ou não…

    Dona Ford, vê se faz mais propaganda do Focus, assim como a Caoa faz do i30 (mas sem as mentiras… rsrs). Dessa forma o povo vai lembrar que ele existe, e isso deve se refletir nas vendas, na minha opinião.

    Falou e fiquem com Deus!

  21. Peterson said

    Prazo esgotado, o FOCUS já esta sendo remodelado no exterior, uma nova versao já foi apresentada, a quem vai interessar um novo motor numa carroceria q ñ vai durar muito por aqui ??

  22. Lauro said

    Excelente escolha. Poderia ser o i30, Cerato, etc… que também seriam muito bem vindos. Tomara que acabe com o estigma de carro que “todo mundo gosta, mas ninguém compra”.

  23. Tiago said

    otima escolha..excelente carro o Focus!

  24. Marcelo Silva said

    Excelente iniciativa.

    Só espero que seja versão manual e GLX do 2.0, para fazer uma comparação justa com o GLX 1.6.

    Abraços!

  25. Marcos Menani said

    Acredito que, para a Ford ter sucesso em sua meta de liderança no segmento, terá que baixar os preços… o Astra é lider pelo custo/benefício e o i30 pela tecnologia e projeto, mesmo não sendo bicombustivel, trunfo que com certeza sua montadora utilizará como arma na batalha. O Focus 1.6 deveria ter o mesmo preço do Astra.

  26. JULIO said

    O carro é o BICHO eu tenho um 2009 e não tem para i30,astra,vectra,golf etc…. FOCUS É FOCUS O RESTO É LIXO.

  27. Lauro said

    Excelente escolha. Poderia ser Cerato, i30, Soul? poderia, claro, mas está bem escolhido! Tenho um 2006 Duratec completinho, e amo o carro. Torço para que perca esse estigma de “carro que todo mundo gosta, mas ninguém compra”.

  28. Rodrigo Faria said

    O novo Ford Focus 1.6 e 2.0 Flex tem cacife de sobra para desbancar o Chevrolet Astra e o Hyundai i30. O Astra não dá nem pra se falar, acho que não compraria nem para o meu avô, só se fosse há uns 10 anos atrás e o i30 não tem o acabamento impecável Ford. Por isso repito o novo Ford Focus tem cacife de sobra! Só falta o brasileiro se dar conta de que GOLF, ASTRA, VECTRA, STILO, 307 e VECTRA já são carros muito ultrapassados como disse o blogueiro Jean Delon.

  29. Getúlio de Almeida Neves said

    Muito bom fazer o teste dos 100 dias com o Focus 1.6 e o 2.0, principalmente para ver se realmente são bons como dizem as revistas especializadas. É muito cedo, no entanto, para desclassificar o ASTRA, GOLF E VETRA. Estes carros se destacam pela mecânica confiável, pelos equipamentos que dispõem, pela durabilidade, por preços compatíveis, etc., enfim, comprando um desses carros adquire-se tranquilidade, além de bens equipamentos que muitos outros não tem. O ASTRA, por ex, tem mais equipamentos que alguns Mercedez. Portanto, é preciso ver para crer e esse teste será importante porque aponta os prós e contra dos carros testados. Assim foi o caso do FIT testado. Nele foi apontado que era duro, que provocava um batida seca nos burados, que o motor era muito mais barulhento que o anterior, etc. Tudo isso se confirmou, pois comprei um EX, manual, que apresenta todos esses defeitos. A prova disso é que o FIT novo, além de ter um preço muito elevado, teve queda acentuada nas vendas nos últimos dois meses.

  30. Daniel Alves said

    Obrigado, Carro Online!!!! Estou querendo comprar um Focus flex até meados de 2010 e essa avaliação será UTILÍSSIMA pra minha escolha. Foi a melhor notícia automobilística que recebi nos últimos meses rs. Agradeceria se a versão 2.0 flex avaliada fosse a Ghia automática, pois estar-se-ia indo de um “polo ao outro” nas versões do modelo. De resto, garanto que estarei aqui diariamente daqui pra frente. Forte abraço à toda equipe.

  31. Allan said

    Boa escolha para o teste.
    Assim saberemos se o Focus é pareo para o I30, claro que muito interessante é fazer com o I30 o teste dos 100 dias logo apos o termino dos testes com o Focus.
    Abraços!

  32. vicente said

    PARABENS pelo teste.
    porque o 1.6 não virá com cambio automatico?
    creio que seria viavel,poderia testar 2.0 automatico?
    vou acompanhar atentantamente os testes.

  33. Romildo said

    Com certeza o focus vai ser fantástico no teste.è reconhecidamente um sucesso na Europa(lá só tem carro de qualidade indubitável).Pena que a Ford não sabe divulgar o poduto.

  34. Marco R. A. said

    Muito bom.
    A Ford não tem medo de colocar o seu carro à prova. Diferentemente dos coreanos muquiranas.

  35. Cado said

    Voto também pelo focus 2.0 automático.
    Seria ótimo analizar o comportamento do câmbio, por favor nos deem uma resposta se o 2.0 poderá ser automático.

  36. Vinicius Santos said

    Ótima escolha a do Focus para os próximos 100 dias. Vamos ver se tudo o que as revistas especializadas falam do carro se confirma. Vamos acompanhar também testes dos serviços pós-venda nas concessionárias e da qualidade do carro, como montagem das peças de painel e de forração de portas, ruídos internos, se o carro raspa ou não em lombadas, e tudo mais que pudemos ver nos testes do Fusion e do New Fit.
    Confesso que nem me dei o trabalho de acessar o site durante o sem-graça teste dos automatizados (pelo menos pra mim), mas agora vou acessar diariamente, assim como fazia nos testes dos dois carros acima mencionados.
    Pretendo trocar meu corolla em 2011 e o Focus Sedan é uma opção que considero com muito carinho. Daí o meu interesse especial neste próximo teste dos 100 dias.
    Abraço a todos e vamos nos “encontrar” aqui com mais frequência neste teste.

  37. julio said

    eu pegaria o focus 2.0 gas e comparava o rendimento com o flex, dai daria para ter um bom exemplo de como se comporta o flex, se segui a tendência o só gas faz quase 10km/l na cidade ja o flex quero ve faze isso, normalmente quando o carro vira flex acaba com o consumo do carro.

  38. nelson said

    Muitos malham o Astra, mas ele não precisa provar mais nada,
    pois é confiavel e com um motorzão ( de Monza como insistem em dizer, e dai). O Focus é um senhor carro, agora o 1.6 de aluminio sem comando variavel, só pode ser brincadeira. Resumindo, o motor é descartavel.

  39. Que o 2.0 seja o Titanium, tanto o automático quanto o mecânico. E sugiro à Carro que vá testando os carros (1.6 e 2.0) com etanol e com gasolina, para vermos as diferenças.

  40. Sergio said

    Para o Rodrigo: o Focus não é mais o “inquebravel” de outros tempos. Meu GL Flex 07/08, aos 23.000 km teve o radiador do ar quente furado, fiquei oito dias sem carro ( a peça veio da Argentina) e gastei R$ 1.000,00. Segundo a Concessionária, tive “azar”,pois a peça tinha defeito de fabricação, mas a garantia já havia expirado… Aos 30.000 km, quebrou a bóia do marcador de combustível, trocada em 24 horas por módicos R$ 190,00. Segundo a concessionária, a culpa foi do etanol, muito agressivo aos componentes (após 30 anos de motores movidos com esse combustível no Brasil??????). Detalhes do acabamento interno e externo também mostram desgaste prematuro após 2 anos e meio de uso e apenas 31.862 km rodados (até 28/01/2010). Mas, dinamicamente, o carro é insuperável e é um prazer muito grande dirigi-lo. Aguardo o teste com ansiedade.

  41. Edson said

    Vou ler o blog a cada dia.

    É, com certeza, meu próximo carro.

  42. Eliel said

    Excelente notícia. Estou planejando trocar de carro nos próximos dias e o Focus é, pelo menos por enquanto, a minha primeira opção. Este teste, que nos mostra na prática o comportamento do carro em diversas situações, será muito bom para eu confirmar se a minha opção está correta. Estarei aqui todos os dias.

  43. Paulo Freire said

    Que ótimo, ficaremos 100 dias com uma das maiores enganações do mercado brasileiro…

  44. Marcus Guerra said

    Esse tal de Paulo Freire não tá com nada… Não entende de carro… O Focus é, sem dúvida, o melhor, repito, pra não deixar dúvidas, o melhor carro, não só médio, repetindo também, para evitar controvérsias, não só médio, do país!!! O melhor carro do país!!!! Com certeza esse Paulo Freire deve dirigir um chevrolet Agile por exemplo. O Agile, sim, é que é uma enganação… Um Celta em forma de caminhão… Parabéns pela escolha!!! Sou apaixonado pelo Focus!!!! Ele vai detonar os demais….

  45. Lex said

    Uma boa escolha para o teste dos 100dias.
    Fiquei até temeroso q a escolha da Carroonline fosse o ridiculo do Agile, q ja acompanhei em outros blogs e foi simplesmente um fracasso, em ambos os blogs o carro quebrou no 1º mês de avaliação.

    Finalmente depois de mt atraso o tão esperado flex da Ford saiu, vamos ver se o fato de ser movido só a gasolina era o real motivo da micro participação do carro no mercado. O mais engraçado é q, por uma mega ironia, o flex da ford sai justamente qando o etanol fica mais caro e não compensa em quase nenhum lugar do Brasil, qual será a proxima desculpa??
    Qualidade pra desbancar o Astra ele sempre teve, agora o i30 tenho minhas duvidas, não podemos esqecer q ele é importado da coreia, não é flex e ainda assim é lider do segmento…
    Acho q a ford valorizou demais a importancia do motor flex e esqeceu em investir no q realmente importa; publiciade e divulgação, todo mundo sabe q no Brasil não basta simplesmente ter um bom carro, isso não significa necessariamente q ele vai vender, prova disso é o Focus.
    Mais sorte pra ford na sua estrategia d vendas

  46. Rodrigo Faria said

    Como assim enganções Paulo Freire!?

  47. Pedro Cunha said

    Lex, concordo em quase tudo com voce… menos no comentario que o focus nao tem cacife para desbancar o i30. realmente este tem uma traseira digna de elogios, assim como um interior mais bonito, mas em dianteira e conforto (começando pelo ar dual zone e 3 tipos de pesos da direção), o focus da um pau nele. em comportamento acho os dois equivalentes, o motor é muito parecido (apesar do focus ter corrente, ponto para ele) para se notar diferença pratica, e a suspensão dos 2 é referencia no mercado (independente), apesar das revistas dizerem que o ajuste do focus é ainda mais fino. no caso do automatico, o focus leva vantagem por ter cambio sequencial.

    estou pra comprar um focus guia em julho, esse teste foi uma das melhores noticias que poderia receber. tambem gostaria do teste com o manual e automatico, pois isso é uma duvida cruel para mim, tanto para saber se o cambio deficiente prejudica muito o comportamento do focus em relação ao manual, quanto para saber se a pesada embreagem do 2.0 cansa no uso diario, pois ate hoje tudo que li sobre ele foram testes curtos, no qual o avaliados nao passou nem um dia (quem dirá dias) com o carro.

    e por ultimo, tambem concordo com voce na ultima frase: “não basta ter um excelente carro a venda, tem que DIZER QUE TEM”

  48. Paulo Freire, para quem não conhece é o menino mimado do nordeste que acha que a perua Tempra é o melhor carro do mundo, e mentiu dizendo que teve um Linea Turbo (que foi “roubado”). Ele é famoso pelos erros de português, por não entender nada de carro, chuta pior do que jogador de várzea, e por amar aquela marca que só vende carro pé de boi: a Fiat. Vamos rir: ele acha o Linea melhor do que o Focus. Hahaha!!

  49. Renan! said

    Tenho um flex 1.6 2007/08 com 62.000Km,só troquei óleo ,filtros e agora as pastilhas de freio dianteiras,que aliás nunca fizeram barulho algum ,e até aguentavam mais um pouco,olha rodo muito com meu carro ,nunca tive problema algum,nehum mesmo,o carro é inquebrável,mecânica nota 1.000,digiribilidade do carro é imcomparável aos concorrentes(astraçauro,volks,e fiat)já possui carros das três aí e não pretendo voltar,pretendo trocar no meio do ano o meu por um glx 2.0 flex automático,viva o focus ,carrão,nunca mais saio da ford!!avião é boing,carro é ford e relógio é omega,e pronto!

  50. Paulo Freire said

    Simples Rodrigo Faria, o nosso Focus ñ vem nem com metade dos ítens necessários que o europeu vem, tipo 6 Air Bag (me corrija se o europeu tiver tb p/ o joelho), controle de estabilidade, controle de tração, BAS, discos traseiros ventilados (coisa que, salvo me engano, só o Stilo tem nas 4 rodas discos ventilados contra dianteiros ventilados e traseiros sólidos) e mais alguns sistemas eletrônicos que o europeu dispoe de série e o nosso nem como opcional (até um ítem simples tipo rodas de 17′).

    Aí entramos na parte mecânica, o nosso tem embreagem dura, o motor 2.0 (apesar de possuir comando deválvulas variável) é mais lerdo que um Civic em baixa, o que obriga o motorista a andar com o pé pesado, aumentando o consumo já alto dele (p/ quem ñ sabe, o Focus na gasosa bebe mais a grande maioria dos seus concorrentes no alcool) sobretudo no automático. E por falar em automático, 4 marchas e automático em um carro de 145 cvs é uma lástima! Aí vem o 1.6 que apesar de moderno, só tem esse adjetivo pois é feito em alumínio (como se há anos motores totalmente m alumínio já ñ existissem) pq ñ tem comando variável nem nada desse tipo que ajude no desempenho. Que segundo algumas revistas (todas compradas pois elegem um carro com todos esses defeitos como o melhor da categoria, e ainda tem a cara de pau de dizer que o nosso é idêntico ao europeu!) até é bem disposto apesar de andar menos que o Focus anterior usando o Rocam…

  51. Paulo Freire said

    Sem falar que a própia For é de grande desconfiança e pq ñ dizer, cara-de-pau. Ela anuncia um carro monocombustível e diz que no fim do mesmo ano o flex sai… Tem coisa mais desrespeitosa que uma atitude dessa? Pelo menos o i30 chegou p/ dominar os hatchs e tem o Corolla, o Pallas e o Jetta nos sedans médios p/ impedir que isso se dê bem de alguma forma.

  52. Fernando Miaw said

    Voltando ao tema 50/50 dias, é muito oportuno que se faça esses períodos com 25/25 dias em termos de combustível.

    Explico: 25 dias do 1.6 com 100% álcool e outros 25 dias do 1.6 com 100% gasolina (q na verdade é só 80%). E o mesmo com a segunda parte com o 2.0.

    Já que o carro é flex, gostaríamos de saber como o carro (e todos os outros q passarão pelo teste) se comporta com um combustível E o outro. Além de ser mais informativo, teremos um teste mais completo, além de poder comprovar até onde um carro flex é vantajoso (ou não) na relação desempenho/economia.

  53. Alexsander Pinzon said

    So para informar a o senhor Paulo Freire o focus tem sim freio a disco ventilado nas quatro rodas coisa que poucos carros tem

  54. Lex said

    Excelente ideia Fernando Miaw, realmente uma otima ideia.

    Afinal de contas essa é a grande “inovação” do veiculo (motor flex), o grande “trunfo” da ford pra desbancar i30 e Astra. Nada mais justo q o teste dos 100dias explore isso detalhadamente. De preferencia abastecendo sempre no mesmo posto, pra evitar eventuais duvidas em relação à qualidade do combustivel.
    Pessoal da carrooline, essa é uma ideia mt boa, q deve ser considerada e aplicada ao formato do teste dos 100 dias.
    Abraço

  55. Alberto said

    Tenho um Sedan 2.0 2009 Automático Azul. É um ótimo carro, com suspensão conforável e incrivelmente estável, motor e rodar silencioso, câmbio troca as marchas na hora certa e além de tudo é muito bonito.

    O som do carro é muito bom. Nem coloquei o subwoofer que usava no anterior porque não vi necessidade.

    Mas o Focus tem alguns defeitos, como:

    Acabamento: Comparado com o meu C3 Exclusive parece que o Focus é um modelo pé-de-boi.

    Bancos com tecido de carro popular, volante áspero com plástico de péssima qualidade (no mesmo nível do Uno ELX 95 que tive) e alguns pequenos grilos de peças na parte traseira.

    Poucos porta-trecos e os que existem são pequenos e quase inúteis. Não cabem nem uma garrafa de 500ml de água mineral. O porta-copos do console não serve para nada pois não segura nem copo nem garrafa, pois caem ao frear ou acelelerar.

    O câmbio automático exige que o motorista dirija de forma diferente para o consumo não ser muito alto. Se não tiver cuidado chega a fazer 6km/l na cidade (andando no mesmo ritmo e pisando progressivamente chega a fazer 8km/l). Na estrada fiz de 10km/l a 12,5km/l também.

    Já houvi muitas reclamações sobre a suspensão, mas o meu já está com 11.000km e não percebi nada diferente. E olhe que eu sou chato quanto a isso…

    Na minha opinião, o Focus ainda precisa melhorar o acabamento para se brigar de verdade com carros como o Civic, Corolla e I30. Certamente o 1.6 vai alavancar as vendas, mais pelo custo benefício do que por seus attributos. Eu não diria que o Focus é o melhor da categoria.

  56. Marcelo said

    tsc tsc tsc parei de ler quando alguém falou que o carro era lerdo. O carro não tem comando variável, e sim coletor de geometria variável. mais de 80% do torque está disponível a 1500 rpm. Ademais, o carro “engordou”, está mais espaçoso, e as relações de marcha são longas, não é carro de boyzinho.

  57. Quem sabe assim ajuda a ford a vender mais do carro.
    Se bem que, para isso, bastaria ter concessionárias decentes e vendedores civilizados.

  58. Daniel said

    A frente do i30 parece um Kadett 98 reestilizada, a do Focus fica a mtos quilômetros de distância. Se analisarmos o resto do carro, a diferença aumenta, aquela traseira do Focus é linda e a do i 30 merece um 5 pra passar de ano e não encher o saco do professor com aquelas propagandas que já deram nos ovos!

    O que falta ao Focus é propaganda pq é muito mais carro que o i30. A propaganda é a alma do negócio e do i30, pois quero ver depois o cara revender i30… daqui uns 2 anos teremos i30 2009 vendendo a 30 contos, não tem liquidez. Bater o i30 não é tão difícil, basta propaganda. Agora, o AStra… outros 500, é mais difícil bater o GM em vendas. Apesar de velho e defasadíssimo, o Astra tem como apelo o preço e equipamentos. E só assim pro Astra vender bem. Comparar, por rxemplo, o painel de Astra e Focus é covardia. o estilo, idem, o Focus antigo já batia de longe o AStra. Ah, o Astrae tem de sobra o que falta ao i30: liquidez no mercado de usados.

    Briga boa por aí!

  59. Wellington Lopes. said

    Para os marinheiros de primeira viagem:

    A Equipe Carronline em outras edições do TD100 já fez esse 50%/50% com álcool/gasolina durante os dias de teste nos veículos com motorização flex. Só resta saber se eles se lembrarão de fazer isso novamente nesse teste atual.

  60. Bri said

    E existe algum carro equivalente aos carros do primeiro mundo? Olha a lista de opcionais do Civic no site deles. Você entende tudo de médica, defende a tese. Os testes comparativos das revistas aponta os prós e os contra e no final tem um resultado em números. Se o povo lesse mais, não fosse atrás de propaganda compraria coisa melhor. E o melhor hoje é o i30. Melhor por aqui, que se destaca. Nenhum carro é 100% sintonizado com os mercados da matriz e Stilo é carta fora do baralho na Europa.

  61. Bri said

    digo mecânica, ao invés de médica. Não fiz uma revisao, antes de enviar

  62. Fabio said

    O que ferrou as vendas do Focus todo esse tempo foi dois fatores: não ser Flex e desvalorizar muito na revenda. Tá certo que carro não é investimento nem de longe, mas as pessoas não querem perder MUITO dinheiro com a revenda…as pessoas compram ainda Astra e Stilo pq sabem que esses carros praticamente não perdem preço, no máximo uns 3 mil ao sair da concessionária e pouquinho por ano…o Focus já perde uns 15 mil logo que saí da concessionária e a tendência de queda é absurda…na hora de trocar o carro, a pessoa simplesmente não consegue revender e pegar um do mesmo nível pq o dinheiro que juntou mais o dinheiro da venda não dá um Focus novo…esse é o ponto

  63. Daniel Alves said

    Fábio, isso é uma das grandes lorotas do mercado automobilístico nacional! Acompanhei recentemente a revenda de dois Ford Focus. Um amigo do meu pai vendeu um modelo Ghia automático 2006 e um colega aqui do trabalho comprou um GL 2007. Pois bem, o modelo Ghia custou R$ 61.000,00 em 2006 e foi vendido por R$ 38.000,00 agora no final de 2009. Ou seja, em quase 4 anos o sujeito perdeu R$ 23.000,00 num modelo top de linha. Veja outros carros da mesma faixa de preço e veja se perdem menos do que isso. Tem gente que pagou R$ 75.000,00 no Civic em 2007 e hoje, só 3 anos depois, é difícil conseguir quem pague R$ 50.000,00. O modelo GL foi adquirido de particular por R$ 28.500,00. Só que esse carro custou, em 2007, R$ 42.500,00. Perdeu R$ 14.000,00 em 3 anos. Que baita desvalorização é essa, ainda mais quando um zero flex sai por R$ 38.500,00 (ou seja, 3 anos depois o sujeito põe R$ 10.000,00 de diferença e leva um carro zero km e flex ainda por cima pra casa). Stilo? Desvaloriza na mesma proporção ou mais que o Focus, não só pelas baixas vendas (vende menos que o Focus desde 2003), como pela constante redução de preços da Fiat para mantê-lo minimamente competitivo. O Astra deprecia o mesmo que um carro na faixa de preço dele, ou seja, modelos entre 40 e 50 mil, tal qual Polo, Punto, Spacefox, etc. Veja preços no Webmotors e compare. Tem muita gente falando coisa que não sabe por aí, os carros hoje quase todos desvalorizam na mesma proporção. Quando muito, carros de mesmo valor ficam R$ 1.000,00 ou R$ 2.000,00 mais fáceis de revender.

  64. Pedro said

    Fabio,

    o que voce falou tem fundamento, mas está exagerando um pouco ao dizer que astra/stilo perde so 3 mil e o focus perde 15 mil…

    um focus GLX manual, que pode ser comprado por 53…54 mil, ao ser vendido 2 anos mais tarde consegue facilmente ser vendido a 36, 37 mil, ou seja 17 mil em 2 anos na media.

    ja um astra que hoje é versao unica a 45 mil, ao ser vendido 2 anos mais tarde dificilmente se conseguira mais que 34. ou seja 11 mil perdidos em media.

    a desvalorização é em media 1,5 vezes maior, mas tambem o preço do focus é diferente… do jeito que voce falou parecia que quem comprava o focus perdia 5x mais dinheiro…

    abraço

  65. Rodrigo Faria said

    É Paulo Freire, em partes tu tá certo, mas agora imagina se ele viesse com todos esses opcionais ou alguns como ítens de série. O Ford Focus custaria 100.000,00 aí quem é que compraria um Focus e não um Fusion? Ou quem é que compraria um carro desses para o dia-a-dia. O Focus ganhou todos esses comparativos porque pelo o que ele oferece de novo e de tacnológico por um valor relativamente baixo não é em qualquer marca que se encontra. Enganação é aquele City, Cara-de-pau é a Honda! E é como dizem nas propagandas o Ford Focus é pra quem gosta de carro e tem prazer em dirigir um.

  66. Muito bom ser o teste do Focus. Testem o 2.0 Ghia automático pois é o de maior procura nesta faixa e o GLX 1.6 básico, pelo mesmo motivo!!
    Pretendo comprar um Titanium, mas se o preço do Chevrolet Malibu for uns R$85.000,00 vai ser difícil a escolha…

  67. Antonio Pacheco said

    Concordo com o Daniel Alves. A desvalorização está do focus está na média do mercado. Um Civic 2007/2008 custava, em 2007, 65 mil reais. Hoje se compra um equivalente por algo em torno de 47 mil reais. Perda de 18 mil reais até hoje. Um focus sedan 1.6 flex, também 07/08, era vendido novo por 48 mil reais, e hoje se encontra por algo em torno de 30 mil e poucos reais. A diferença também dá 18 mil reais. Está certo que o Civic vende mais fácil, mas em relação a desvalorização do focus, o que se diz por aí é lenda.

  68. Esse Paulo Freire é um chutador da várzea!!! O Focus tem 4 discos seu jegue!!! O Ghia tem!! Veja isto: “Exemplos são a partida através de um botão no console central e o sistema de conectividade por comando de voz. Basta falar um comando para acionar o rádio/CD/MP3 com entrada USB, o sistema de telefonia Bluetooth e o ar-condicionado automático com dual zone.
    No mais, todas as versões do Focus contam com itens de segurança como airbag duplo frontal, freios com ABS, EBD e controle de frenagem em curvas e regulagem de altura dos faróis. No conforto, previsíveis ar, trio elétrico, regulagem de altura e de profundidade do volante. Na Ghia, bancos de couro, sensor de obstáculos, controle de cruzeiro, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e retrovisores aquecidos. Esteticamente, rodas de liga leve aro 16, teto solar e faróis de neblina. Já a direção eletro-hidráulica, implantada na nova geração, conta com três modos de condução: Normal, Conforto – mais suave – e Esporte – que deixa o volante mais firme.

    Paulo Freire o menino p……. que teve o Linea turbo “roubado”.

    Hahahaha!!! Linea é um bomba perto do Focus!!!

  69. O pior carro flex do mercado é o Linea, faz 8,7 km/l com álcool na estrada (que b….!!!!!!).

    O Focus faz 13,5 com gasolina e dá prazer!!!!

    PF, morra de inveja, e vá de Puntão encher o saco em outro blog!!

  70. Rodrigo Faria said

    Boa Piloto! Era disso que eu precisava ler e o Paulo Freire também! Enganação é tudo aquilo que ele escreveu!

  71. Rodrigo, esse PF é um mala sem alça. Vive divulgando infromações erradas, mente pra caramba (disse que teve um Line Turbo, mas que foi “roubado”).

    E ele morre de inveja da Ford e da VW.

  72. Fernando Miaw said

    Caros colegas, animais à parte, o Focus 1.6 Flex tem os freios ABS como item opcional e, na sua configuração básica tem seu sistema de freio equipado com discos ventilados na frente (diâmetro 278mm) e tambores atrás (228mm). É o que está escrito na ficha técnica de várias revistas com o teste do carro.

    Portanto, com todo o respeito, lamento dizer que a informação dada pelo colega, que eu não conheço, está correta. E pelo menos aqui, nossos irmãos jegues poderiam ser deixados de lado, pois que nada tem a ver com a avaliação dos automóveis.

  73. Paulo Freire said

    Rodrigo Faria,

    Ñ necessáriamente custaria 100 mil, custaria se a Ford quisesse vende-lo por 100 mil, aí é outra história. Um colega aí falou em passado, bom no passado o Stilo Abarth vinha com controle de tração, estabilidade e tudo de bom, preço? 55 mil, o mesmo preço de um Golf GTI (isso no tempo que carro era barato), mas as vendas melhoraram, e os preço subiram, antes de sair de linha o Stilo Abarth, o mesmo que nos ídos de 2004 custava 55 mil, estava custando 100 mil! Detalhe que ñ lhe foi acrescido nenhum ítem de série desde seu lançamento (muito embora ele ñ devesse ítens tecnológicos a concorrência), diferente de suas versões mais básicas.

    Se ele é tão moderno, então pq nem air bag de duplo estágio ou discos traseiros ventilados ele tem (os discos nas 4 ventilados só o velho Stilo tem e o aig bag de duplo estágio acredito que até populares possuem)? No teste da 4R envolvendo sedan automáticos (e automatizados) de até 60 mil o Focus bebeu mais que seus concorrente no alcool! Eu imagino quando isso virar flex a carniça que num vai ser.

    Partida sem chave com o apertar de um botão é bobagem, eu troco sem problemas por air bags laterais ou um motor que seja mais disposto em baixas rotações. Comandos por voz? Besteira, a começar que a assistente fala em português galego e são só inutilidades. Eu trocaria sem problemas por ítens mais úteis tipo controle de tração e estabilidade, sem nenhum remorso.

    Em tempo, o Focus ñ consegue ser melhor em nada em relação aos seus concorrentes, deve em segurança p/ o Stilo, Linea, Corolla, 307 e C4 (dizem as más línguas que o i30 ainda ñ vem p/ cá com os benditos air bags laterais e de cortina), deve em motor p/ o i30, o Linea (TJet), 307, C4 e Pallas, Corolla e Cerato, deve em consumo a todo mundo (sobretudo o automático), deve em câmbio ao Civic, em espaço interno e acabamento p/ os franceses e até a suspensão multilink que o fazia melhor que os outros o deixou no mesmo nível do i30.

    Já já vem os baba-Focus dizer que ele tem plataforma de C30 e Mazda 3 aí eu digo: E DAÍ? Quem aqui acha que simplesmente a plataforma vai melhorar o consumo, dar mais segurança, aumentar a disposição do motor e melhorar o acabamento no nosso caso? Quanto ao europeu eu me calo, de fato ele é um dos melhores hatchs médios existentes por lá, isso é incontestável. Mas o nosso Focus 3º mundista ñ se destaca em nada… Até a confiabilidade de se adquirir um Ford ele ñ tem (se nem a Ford confia nele, pq eu vou confiar?) que segundo as revistas “especializadas” dizem fazer os melhores carros e blá blá blá… E eu pergunto, se ele é tão perfeito, pq ñ vende tanto? O sedan leva benga até do Linea! Vulgo “Punto sedan” que todos linxam mas oferece mais que o “perfeito’ Focus.

  74. Paulo Freire said

    Em tempo, já andei em um Focus, modelo 2005 GL 1.6. Aquele sim era o Focus, foi no “tempo da brilhantina” dele, o motor 1.6 era muitíssimo disposto, dava canseira até em Golf 2.0, sendo que bebia menos que o Astra e tinha acabamento top p/ um básico. Ficamos com ele por 5 dias e só enchemos o tanque 1 vez (entregamos o carro ainda com gasosa no tanque).

    Lógico que ele tinha seus pecados, calotas e a falta de vídros elétricos traseiros são os piores. Tem tb o fato de o “papo” dele ser muito baixo e raspar fácil em lombadas e valetas, mas mesmo com todas as raspadas ele nunca se soltou. Deixou saudades com certeza, hoje meu pai é apaixonado pelo Focus mas jamais compraria o 2.0 por conta do consumo absurdo.

  75. Paulo Freire said

    Já ia esquecendo, o Astra tem desvalorização alta pelo menos aqui no Ceará, um amigo tem um 2008 Advantage completo e está vendendo por 28 mil (detalhe que ele é dono de revenda, esse aí é o preço final). O Stilo ñ sei mas vejo muitos deles parados em revendas, o 1.8 pelo menos bebia no nível do Astra, mas deixava o GM comendo poeira com seu motor italiano 1.8 de 16V (o mesmo que equipou a versão esportiva do Brava, o HGT), inclusive esse motor tem a potência na gasosa que o 1.9 do Linea tem no Alcool! Eu imagino se a Fiat tivesse atualizado esse motor, beirava os 145 cvs sem dúvidas, mas ela preferiu mata-lo e deixar só o 1.8 “Monzatech”…

  76. Rodrigo Faria said

    Bom Paulo Freire, vai do gosto de cada um, pelo o que eu li já posso dizer que tu és viciado em Fiat, ainda mais pelo Punto, Linea e Stilo e eu gosto da Ford e do seu acabamento impecável na maioria dos carros que ela fabrica que temos aqui no Brasil e se gosto do acabamento dos carros aqui do Brasil nem sei o que diria dos que saem lá na Europa. Mas se tu gosta dos carros da marca que ficou conhecida apenas por fabricar um dos carros mais econômicos e mal feitos do mundo. Gosto não se discuti…

  77. Antonio Pacheco said

    Paulo freire, o Stilo NUNCA teve o motor 1.8 16v de origem italiana, com 132cv. Esse motor, foi disponibilizado no Brava HGT e no Marea 1.8, e tinha sim 132cv, o mesmo que o grande Linea possui com motor 1.9 no álcool.
    O motor do Stilo sempre foi GM, tanto o 1.8 8v (atual), quanto os primeiros 1.8 16v, com 122cv. Esse motor 16v era de origem GM, sendo o mesmo motor que equipava a Meriva 16v.

  78. Sergio Porto said

    O teste nem começou e já tem “mula sem cabeça” metendo o malho no carro. Completamente desacreditado e tendenciosos esses comentários. Pegue sua “troucha” e vai se catar.

  79. Daniel Alves said

    No quesito segurança, a nova versão Titanium chega com airbags laterais e controle de estabilidade, pelo que se tem especulado nos bastidores. Portanto, falar que um carro que é nota máxima na Euroncap, utiliza plataforma compartilhada com os Volvo, e possui a opção de ser equipado com todos esses itens é inferior em segurança a algum carro do segmento é algo completamente sem sentido. Segundo, o câmbio automático não é dos mais modernos, mas só o do Civic é superior tecnicamente. Na motorização, o Duratec andou mais que quase todos os concorrentes nos testes da maior parte das revistas especializadas, especialmente nos modelos com câmbio manual. Ficou atrás apenas dos franceses, com 151 cv, mas que beberam bastante no álcool também. Aliás, em tempo, a sede do Duratec na gasolina não necessariamente implica que o mesmo se repetirá no consumo de álcool. Um bom exemplo é o 2.0 GM de Astra e Zafira que possui médias muito boas no álcool, embora não sejam muito melhores na gasolina. Por fim, o grande mérito do Focus é ser bom em diversos aspectos, sem precisar ser o “melhor em tudo”. Anda mais que os japoneses, oferece o mesmo refinamento técnico de suspensão e motor, está com a carroceria atualizada ao primeiro mundo (antes que o diga, o Focus de Detroit só começa a ser vendido em 2011), nível de equipamentos bastante superior e ainda assim custa menos. Não obstante, possui seguro barato, manutenção a preços razoáveis e, aceitem ou não, depreciação dentro da média de mercado. Pra completar, é muito agradável de dirigir. É hoje uma das opções mais interesssantes em custo x benefício do mercado nacional. Daí estar ganhando tantos comparativos.

  80. Danilo said

    A questão é: O Focus pode não ser tão bom quanto o Focus europeu, quanto a isso não há dúvidas. Mas qual é melhor que ele? A aberração do Golf, que vem de série pelado e defasado e com motor 2.0 de 115 cv? O Stilo, que tem um teto solar magnífico, mas usa o motor 1.8 GM de 30 anos atrás. O Astra, que não muda a 7 anos e motor de Monza? O 307, com a famosa revenda e manutenção cara. O Vectra GT, que era para ter sido o Astra renovado e virou um carro pelado e caro que ninguem compra? O I30 que é bom, mas tem nas concessionárias CAOA um cancer. O C4 é muito bom também.

    Enfim, fora C4 e I30, não tem um hatch médio tão bom quanto o Focus. Ele é o melhor dos piores, sim.

  81. Vc esta certo Daniel Alves,
    Quando diz q o Focus não precisa ser o melhor em tudo.

    O carro é mt bom em mts aspectos, suspensão, dirigibidade, acabamento, conforto… Se não é perfeito, não tem 15 airbags, controle disso e daquilo, q está presente em todos os carro europeus… e daí?! nenhum carro nacional tem, ainda mais pelo preço inicial do focus de 49.900 q ja vem com air bag duplo e com um pouquinho a mais 51.400( se minha fonte esta correta) vc consegue o ABS e trio eletrico completo ( incluindo os vidros traseiro). Se vc for botar na ponta atualmente no Brasil isso é um preço d um compacto dito completo, com uma mecanica, projeto, estrutura bem pior e q continua com cara d popular.
    Considerando todos os fatores e além d ser um carro novo no mercado… o focus (junto com i30) tá bem acima da media do q nós estamos acostumados.
    Q podia ser melhor…logico q podia, mas tem coisa bem pior e bem mais cara por ai

  82. Paulo Freire said

    Antonio Pacheco,

    correto, eu confundi as origens.

    Ao copanheiro que falou da versão Titanium, por acaso vc faria festa de campeão se ainda nem jogou? Isso da versão Titanium é só chute, se ela vem ou ñ com isso só o futuro dirá. Que se dane a EuroNcap! Vc acha que o Focus europeu é 5 estrelas sem air bags laterais e de cortina? Claro que ñ…

    O que mais me dá raiva é que o povo abre a boca p/ dizer que o Focus é a ultima Coca Cola do deserto sendo que ele ñ é nada de superior em relação aos seus concorrentes. De que adianta ele ser um carro novo se ñ traz nada que o diferencie? Ele acabou por ser mais um na multidão. Ele pode andado na frente de um Vyron nos testes de aceleração mas de nada adianta na no lugar onde ele vai ser mais usado ele é o mais lento de todos… Pior que além de andar menos ele ainda consumiu mais!

    No fringir dos ovos ele é um nada e teoricamente os melhores são os franceses, mas aí entra a questão da manutenção (que no Focus ñ é nada barata) e no preço de revenda. Eu diria nque estão todos no mesmo balaio…

    A propósito, o Focus tb deve em câmbio ao Golf e ao Bora.

  83. Lauro said

    Daniel Alves e Lex: Concordo com o que disseram, mas incluo o câmbio do Golf como superior ao do Focus, tanto automático quanto manual. Convenhamos, câmbio automático de 4 marchas já deu, né? e sobre concorrentes, creio que o C4, que já passou por aqui, pode ser uma boa escolha, junto com o 307, embora eu prefira o Focus

  84. Lauro said

    A propósito do Daniel, excelente avaliação do carro: é ser bom em diversos aspectos, sem precisar ser o melhor em tudo.

  85. O Fernando “gatinho” Miaw não deve saber ler, aliás como o amigo dele o Paulo Freire do Linea turbo roubado chutador da várzea. Miaw, o Ghia tem 4 discos, e eu divulguei a lista técnica dele, leia de novo e entenda! Antônio Pacheco, o cara chuta tudo, e ele chutou errado até no motor do Stilo solta roda, valeu pela aula que você deu ao “PF turbo roubado”.

  86. Caboclos, o Focus, ganhou todos os comparativos em todas as revistas e em todos os blogs e sites. Isso por si só já é um belo referencial.

  87. Marcelo Silva said

    Justiça seja feita, o Focus não tem freios a disco VENTILADOS na traseira, os discos dele são sólidos.

    E o Focus 1.6 mais básico tem freios a tambor na traseira. Todos os Focus 2.0 tem freios a disco SÓLIDOS na traseira.

    Mas venhamos e convenhamos, até onde a presença de discos VENTILADOS na traseira é realmente necessária em um carro como o Focus, ainda que na versão 2.0 automática (mais pesada, sem freio motor, mais sujeita a fading)?

    Lembremos do antigo Focus GLX 2.0, encapetado como só ele, com discos ventilados na dianteira e TAMBORES na traseira, sem ABS. Não conheço ninguém que morreu por causa de fading com um carro desses.

    Os discos do Focus possuem bom diâmetro, isso sim é o que interessa. Comparem com o diâmetro dos discos do i30 por exemplo.

    Agora Stilo com discos ventilados na traseira é novidade pra mim, só se for o (finado) Abarth.

  88. Fernando Miaw said

    Olá Piloto, obrigado pelo elogio do “gatinho” (não que eu esteja procurando por isso).

    Estamos entendidos então: o Focus Sigma basicão tem freio traseiro equipado com tambores, enquanto todos os outros modelos, GLX e Guia, apresentam discos nas 4 rodas pois que são equipados com ABS também.

    E vamos aguardar mais notícias do carro, que é o que interessa, pois a segunda-feira já se foi e nada.

  89. Daniel Alves said

    Lauro, é verdade, esqueci do MQ 200 e do Tiptronic da VW, ambos câmbios superiores ao da Ford (lembrando bem, superiores até aos câmbios da Honda).

  90. Michel said

    Quando é que começa o verdadeiro Teste dos 100 dias? Este deverá ser um teste muito bom, visto que até agora já tem mais de 60 mensagens. Bem superior à média de comentários na reta final do teste anterior. Espero que também seja pesquisado os gastos com manutenção, para uma melhor comparação com os concorrentes, i30 é importado(peças supostamente mais caras), C4 (os franceses não são conecidos pelas peças baratas), Vectra GT (deve ter peças baratas já que muitas são usadas em Monza, Kadet e Astra).

  91. Wellington Lopes. said

    Eu sempre disse que o motor 1.9 16V (1.8 na verdade, pois tem menos de 1850 centímetros cúbicos, mas a legislação brasileira impede arredondamentos para baixo) do Linea era derivado do Powertrain (Powermonza) 1.8 16V, mas nunca ninguém botou muita fé nisso.

    Felizmente (festa total para o Paulo Freire), vêm aí os motores da FPT (Fiat Powertrain Technologies), antiga Tritec. Nem sei se essa empresa ainda fornece motores para a inglesa Mini.

    Concordo com a maioria, o Focus é o melhor hatchback médio “popular” do mercado, mas merecia um upgrade de câmbio e motor nessa nova geração. Infelizmente, isso só acontecerá com a Nova Geração que deve chegar em 2013 ou 2014. Até lá, se Deus quiser, já teremos o Volkswagen Golf VI, para o desespero da concorrência.

  92. Arthur said

    quando começa o teste do focus????

  93. Arthur said

    wellington, o 1.9 fiat é derivado do 1.6 16v do palio, nao tem nada a ver com o 1.8 familia 1, usado no corsa, stilo, meriva, palio, idea…… esse é 1.8 mesmo….
    ja o “do monza” é um familia 2 que vai do 1.8 ao 2.4 da s10…. tbm nada tem a ver com fiat que nunca usou familia 2….

    se informe melhor antes de escrever besteira….

  94. Daniel Alves said

    E o Golf VI promete! Se a Volks colocar um motor decente nele e o atual câmbio automático, ou um DSG de dupla embragem, vai ter muito hatch premium baixando de preço (série 1, A3, C30, etc.). Esses importados hoje se sustentam pela mecânica não encontrada em pares nacionais, como os motores TFSI, os câmbios avançados de 6 marchas, etc, além do status. Mas só o status não vai mais valer a diferença que hoje se tem deles pros hatchs médios do mercado. O problema é que esperar algo da VW nacional é dose….

  95. Marcelo R. said

    “Wellington Lopes. said on 2 de fevereiro de 2010 Eu sempre disse que o motor 1.9 16V (1.8 na verdade, pois tem menos de 1850 centímetros cúbicos, mas a legislação brasileira impede arredondamentos para baixo) do Linea era derivado do Powertrain (Powermonza) 1.8 16V, mas nunca ninguém botou muita fé nisso.”

    O motor “1.9″ 16V do Linea é derivado do 1.6 16V que equipou Palio, Brava e Marea (em fim de linha).

    A legislação brasileira não impede arredondamento para baixo, isto é uma regra básica da matemática (que varia conforme o caso), e que é muito usada (espertamente) pelos marqueteiros das montadoras… rsrs

    Quanto aos freios traseiros a disco ventilados, no Stilo, isto é mentira. Eu tenho um Stilo 1.8 16V, com freios a disco nas quatro rodas, e só os dianteiros são ventilados.

  96. Willy said

    Nada ainda!? Nehuma data para início dos testes?

  97. Thales said

    Tá demorando Demaaaaaais

  98. matheus said

    cade a “semana q vem?” ate divulguei o blog em alguns foruns e ate agora nada…

  99. Marco R. A. said

    Li uma coluna do Luís Perez onde ele fala que as novelas da Globo estão cheios de Kia e Hyundai. E é verdade.

    Mas então para a novela tem carro e para o teste dos 100 dias não tem ?

    Esses coreanos têm medo de deixarem testar os carros deles por algum motivo. Eu é que não vou comprar um para descobrir.

  100. Wellington Lopes. said

    Arthur,

    “Powermonza” é um chiste no entorno da antiga Powertrain.

    Arthur e Marcelo R.,

    A discussão sobre a origem não vai levar a nada, mas tenho certeza do que falo.

    Pergunto-lhes (e ao Paulo Freire também se puder informar):

    Porque a Fiat pretende abandonar a fabricação desse motor 1.9 (1.8) 16V, se ele está a pouco tempo no mercado? Sei que os fornecedores de peças já estão de sobreavisos. Será a brecha para a introdução de um 1.8 16V da FPT (derivado do 1.6 que irá estrear)?

    Os donos de Linea não ficarão nada contentes.

  101. Fabio said

    FIco espantado com o número de comentários que gerou só o anúncio do Focus no teste dos 100 dias. Realmente é um carro admirado por muitos e muito desejado, daí a curiosidade em cima do carro.
    Concordo com os amigos que me corrigiram, exagerei ao falar da desvalorização do Focus.

  102. Marcelo R. said

    Wellington Lopes. said on 3 de fevereiro de 2010 Arthur,

    A discussão sobre a origem não vai levar a nada, mas tenho certeza do que falo.

    Pergunto-lhes (e ao Paulo Freire também se puder informar):

    Porque a Fiat pretende abandonar a fabricação desse motor 1.9 (1.8) 16V, se ele está a pouco tempo no mercado? Sei que os fornecedores de peças já estão de sobreavisos. Será a brecha para a introdução de um 1.8 16V da FPT (derivado do 1.6 que irá estrear)?

    Os donos de Linea não ficarão nada contentes.

    Welington, você mesmo já respondeu sua pergunta… rsrs

    Sobre o motor atual do Linea, leia o box “Comentário Técnico”, no final desta página: http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/pallas-linea-focus-corolla-7.htm#mcs

  103. Arthur said

    Marcelo, pelo que eu saiba, a Fiat pretende abandonar este motor ( derivado do 1.6 do palio como disse o proprio box que vc postou o link e que nada tem a ver com o familia 2 do monza e familia 1 do corsa) pois irá lançar uma familia totalemente nova oriunda da fabrica FTP recenetemne adquirida.
    esse 1.9 ( na verdade 1.8) além de “”velho” este motor se mostrou bem beberrao e possui uma falta de tork irritante até os 2mil e poucos giros…..

  104. Marcelo R. said

    É muito provável que venha mesmo um 1.8 16V da Tritec (aquela que a Fiat comprou), Arthur.

    O único problema, na minha opinião, é que a Fiat já demorou muito para lançar o Bravo, aqui. Vamos ver como o mercado vai se comportar, quando ele chegar…

    Falou e fiquem com Deus!

  105. Arthur said

    E o teste do focus tem inicio em????

  106. renan! said

    cadê o carro?

  107. Marcelo R. said

    Será que no caso do 2.0, teremos ambas as versões (manual e automática) testadas?

  108. Luís Bettinelli said

    O Focus é um ótimo carro!
    Eu preferiria ver o i30 (na minha opinião, levemente superior ao Focus 2.0), mas vai ser bem legal acompanhar um dos melhores carros da atualidade no segmento.

  109. O Titanium ainda não é uma certeza, mas os rumores são fortes, e isso deixa o Paulo Freire doido. Dizer o que o Focus está no mesmo nível dos rivais é ridículo. Ele está acima, mas isso só é visível para quem entende um pouco de carro. Quem ama cegamente a Fiat não consegue entender nada, até porque lá só tem carro razoável pé de boi. E para desespero do Paulo Freire a Ford vai ser a melhor montadora do Brasil em todos os sementos nos próximos anos, vejamos: Fiesta novo, Kuga, Focus 3, Ka mundial, Ranger mundial, Eco reestilizada (linda, para quem já viu), Fusion, Edge. A Fiat: Uno-Dragão-de-Comodo, Palio XX-o-retorno-de-Jedi, Siena-apertadão, Stilo-solta-roda, Idea-sem-idéia, Puntão-para-táxi, Punto-1.4-o-lerdão.

  110. renan said

    a revista deveria informar quando comessará o teste,certo,estamos anciosos ,pÔ,kkk!!sério.

  111. delcio said

    Maior preocupação é consumo e força. Será que o motor sigma 1.6 vai dar conta desse carro? E o consumo? Li que a relação peso/força é 11,1 contra 11,3 do focus old.

  112. Carlos Lago said

    Onde esta’ o carro? Cadê o teste? E ninguem da’ sequer uma satisfacao para os blogueiros? Falta total de respeito…

  113. Marcelo Silva said

    Tá acabando a semana…

  114. Paulo Freire said

    blá blá blá, enfim, entrou Fevereiro, vai entrar Março tb e esse carro ñ chega?

  115. Paulo Freire said

    Wellington,

    A Fiat vai usar o Tritec no Linea (provavelmente) por uma questão de custos, toda a linha vai usar os Tritec, faria algum sentido deixar só o Linea de fora? Outra, o 1.9 ñ tem nada de novo, p/ falar a verdade ele é o mesmo 1.6 que equipou o Pailo no seu lançamento, é um motor que já foi moderno, hoje a concorrência tá exigindo mais da Fiat, ela responde com os Tritec. Sem falar que ela já gastou milhões comprando a Tritec p/ fazer o que as outras ñ fazem: trocar todos os motores da linha (que está uma esculhambação pois mistura motor Fiat com GM) e deixar tudo seguindo uma só linha (até mesmo pq quanto mais caros usarem os Tritec, masis barato vai ficar sua manutenção).

  116. Paulo Freire said

    Correção: carros*; mais*.

  117. Paulo Freire said

    Arthur,

    beberrão o Linea ñ é, ele anda mais que o Vectra bebendo menos, tb bebe menos que o Focus 2.0, 307 1.6 e Bora.

  118. Arthur said

    Esse Novo Focus q alguns ainda tem a coragem de criticar
    eh maquina demais. O bicho anda muito .Vc pega uma estrada e quando vai ve ja ta a 180-190 sem percebe, com folego pra chega a 220. Eh muito estavel e prazeroso de dirigi. E quando vc reduz pra uma tercerinha pra faze ultrapassagem q o giro da uma subida, o carro voa!! Impressionante. Nao da pra comparar com esse carinho 8v q ateh sao espertos pra arrancar mais depois nao tem folego pra manter
    O carro realmente eh fantastico com um acerto mecanico formidavel..

  119. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!
    Só o Paulo Freire, para acreditar nisso!!!!!!!!!
    O Linea faz 8,7 km/l na estrada com álcool!!!!!!!!!!!! Que b…!!!!!´
    Anda menos do que todos e gasta mais!!!!
    Além de ser xoxo em baixa, antes dos 2000 rpm é um morto vivo. Depois dos 2000 é um 1.5 piorado.
    Dá um tempo!!!
    Volta pro Ibis que é o teu lugar, chutador de várzea!!!

  120. Nada mal, mais de 110 comentarios só na previa do carro…
    parece q esse teste vai ser bem mais agitado q o ultimo.
    Quanto à essa discussão sobre o Linea, nossa esse carro é mt feio, sem falar q é um sedan derivado de um compacto (Punto), q conseguiu ficar mais feio. Manteve a mesma largura de compacto e ganhou um comprimento exagerado pra parecer grande, confirmando o fraco desempenho da fiat no segmento de sedans medios. Se o 307 tem uma pessima traseira… o Linea é todo pessimo.

  121. Wellington Lopes. said

    O mais engraçado de tudo: saiu a notícia que a parceria GMB/Fiat no Brasil não acabou e que a montadora italiana poderá fornecer os novos motores FPT para a americana.

    Como o mundo dá voltas…, não é mesmo?

  122. Com o mercado caminhando para consumidores mais exigentes e pessoas com rendas mais altas, a Fiat caminha a passos fortes para ser ultrapassada por VW, GM, Ford, Toyota e Honda, isso no espaço dos próximos 5 anos. A Fiat só vende em quantidade pé de boi, no segmento onde o carro precisa ter tecnologia e motor de qualidade ela nada oferece que preste.
    O mais provável é que a marca Fiat seja comprada por outra montadora mundialmente, para ser um produto de segunda linha para mercados onde haja pouca renda e recursos. Talvez a própria GM a compre com esse intuito.

  123. Sergio Porto said

    Essa é para o Paulo Freire que continua a falar bobagens. Veja a reportagem nesse link: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/hatches-medios-527858.shtml

  124. Marcos César said

    A redaçaõ ainda não recebeu o carro? Tem bastante gente querendo discutir quem entende mais de carro que o outro, mas tem muita gente querendo saber informações do início dos testes do novo Focus. Acho que principalmente do 1.6 flex, que vai, com certeza, ser o carro chefe de vendas.

  125. Paulo Freire said

    Sergio Porto,

    Vc acredita no que a 4R escreve? Acredita em coelho da pascoa e papai noel tb?

    Wellington Lopes,

    Mas tem uma diferença, enquanto a Fiat fornece motores de qualidade, o que a GM oferece? Na Europa o Astra ECOflex usa motor Fiat… Lembrando que a Fiat fornecerá Tritecs.

  126. Paulo Freire said

    Já que o povo da Ford ñ se interessa, pq vcs da Carroonline ñ pedem um i30? Ou Cerato, Soul, qualquer um, contanto que movimente o teste dos 100 dias…

  127. Sergio Porto said

    Paulo Freire,

    E voce quer que eu acredite em voce?
    Vai se catar.

  128. Sergio Porto said

    Paulo Freire,

    Complementando: Tenho 41 anos de carteira de motorista, já tive carros como Fusca, Variant II, Passat, Opala 4 e 6 cc,Corsa e Kadet e Astra, Fiat 147 e Rallye 1.3, Ford Corcel e Corcel II e Escort, Dodge 1800 e Dart.
    Tenho carteira de motorista a 41 anos e kilometragem dirigindo não anotada mas bastante extensa.
    Volto a dizer: e voce quer que eu acredite em voce?
    Espero que voce pelo menos tenha 41 anos ou mais de idade para emitir opiniões erroneas e desacreditadas como tem emitido.

  129. Daniel Alves said

    Po, ninguém da equipe da Revista Carro ao menos para se pronunciar sobre a data de início dos testes. Acordem aí, já tem mais de 120 posts.

  130. Michel said

    Epa! Vamos parar com as ofensas!
    Discordar das opniões é saudavel, mas sem ofender nenhum participante.
    O Pessoal da revista está de férias?
    Poderiam liberar alguma informação dos carros a serem testados.

  131. renan!! said

    alô carroonline ,deveriam dar uma satisfação aos seus leitores certo,o teste não teve início como foi enunciado,certo,é aí…acordem aí !!

  132. Wellington Lopes. said

    O pessoal da revista “Quatro Patas” também foi omisso ao não incluir outro “injustiçado”, o Nissan Tiida.

  133. Paulo Freire said

    Srgio Porto,

    conheço gente que tem 45 anos de carteira e desde sempre foi um roda presa. Idade e nada ´pe a mesma coisa, vc vem querer impor moral andando em velharias do século passado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dos carros que vc falou, o mais novo é o Corsa, mas se liga, já dirigi carros como Civic (desde a 1ª geração que veio ao Brasil até a de 2006, antes de ser flex), Corolla (ídem ao Civic), Marea, Tempra, Vectra, Corsa, Dakota, Palio, Uno, Gol, Saveiro e até carrões como Range Rover e Discovery 4.

    E só tenho 2 anos de carteira! Aliás, onde tá escrito que preciso ter 100 anos de carteira de motorista p/ conhecer carros? Pela expressão “vai te catar” eu diria que esses 41 na verdade é de idade e invertido.

    Eu vou perguntar de novo: E O FOCUS KD?!

  134. Paulo Freire said

    Wellington Lopes.

    Ñ só o Tiida como o Impreza tb (apesar de que depedendo da 4R, até o Impreza ñ é pareo p/ Focus).

  135. Marcelo Silva said

    Tá começando a ficar ridículo voltar aqui e não haver nenhum pronunciamento dos responsáveis…

    Em 27/01/2010:

    “…mas hoje batemos o martelo com a marca: teremos o carro equipado com o novo motor 1.6 16V Sigma a partir da próxima semana….”

    E nada!

  136. Sergio Porto said

    Paulo Freire,

    Eu até discutiria sobre automóveis com um moleque de fraldas que tem 2 anos de carteira desde que ele tivesse a devida educação e solbesse ao menos ler e ver que os carros por mim citados foram carros que eu dirigi e não o que tenho atualmente que não lhe interressa por que não estou aqui para me cabar qual carro tenho. Carro para mim não é STATUS e sim prazer em dirigir.
    E volto a dizer: vai te catar.
    E volta lá para aquele Blog onde voce só sabe falar de FIAT.

  137. andre fachini said

    Eu acho que este teste ainda não teve inicio pelo motivo de tantos comentarios sobre o mesmo, sem mesmo ter inicio o teste!
    É só parar-mos de fazer comentarios aqui que eles iniciarão o teste!

  138. Paulo Freire said

    Sergio Porto,

    Tá bom 14 anos, faz favor de ñ roubar o carro do papai p/ dar um rolé ok? Nas ruas um motorista tão novo e sem experiência (inclusive, péssimo em interpretação de texto) pode causar muitos acidentes. E esses “carros” dirigidos por vc, ñ se engane, o tempo dele já se foi e hoje eles ñ passam de velharias poluidoras e que ameaçam cada dia mais a segurança nas nossas ruas.

    []’s

  139. Marco R. A. said

    “até o Impreza ñ é pareo p/ Focus”

    O Impreza mais ruinzinho tem:

    1.5, 16V, 115 CV;
    Tração nas 4 rodas;
    ABS, EDB, LSD (escorregamento limitado)
    Air Bag duplo.
    Suspensão: dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link, molas helicoidais, amortecedores pressurizados a gás de dupla ação e barras estabilizadoras.

    Paulo Freire… você bota uma fé no Focus heim…

    Espero que seja tudo isso mesmo.

  140. Sergio Porto said

    Voce com dois anos de carteira de motorista entende tudo de carros. Isso é uma piada. haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  141. Incrivel essa discussao…
    FIAT? Sai fora. Nem na Europa tinha acabamento bom. Dirigi a Van Multipla 2a geracao (com rebarbas ate no plastico que protege o acionamento do limpador do vidro) e o 500, que tinha fiacao exposta e aparente no lado do passageiro. Eram 2 carros novos.
    Isso sem contar o Punto de 500km rodados que possuia ate o banco com a costura saindo e borracha do vidro com ondulacoes (como os dos franceses daqui do Brasil com 2 anos de uso).
    Tenha santa paciencia…
    E para quem acredita em carro coreano, rodei com um Carens da Kia por milhares de quilometros na Alemanha. Apos 1 semana, o motor estava rateando, com um ruido metalico estranho. Isso, porque nas Autobahns estiquei umas 5 vezes para 190 e por 2 vezes coloquei o maximo (no velocimetro) de 220km/h.
    Essa briga de marca eh ridicula. Para mim, existe apenas 2 tipos de carros. Bom ou Ruim. Independente da marca, do preco ou do tamanho.

  142. Paulo Freire said

    Marco,

    vc entendeu errado, eu quis dizer que pela 4R até o Impreza ñ é páreo p/ o Focus.;)

    Tá bom 14 anos, e vc sabe de tudo sobre carros só pq leu na internet.

  143. Paulo Freire said

    O ultimo parágrafo foi dedicado ao Sérgio “14 anos” Porto.

  144. HELDER said

    Pessoal
    - Estou no meu 3ºAstra e estou esperando o tal do Focus 2.0 Flex para ver qual é. Na década de 90, lá em casa, só dava VW pois eram confiáveis e andavam.
    - Na decada de 2000, quando comprei meu 1º GM Vectra desencantei totalmente com a VW pois a maciez, o acabamento eram muitosuperiores e nunca tive problema. O carro não dá problema, nem se quer desalinha.
    - Vou de SP a BH todo mês pela Fernão Dias e ninguém se atreveu a me ultrapassar em todas as curvas com meu Astra a 140 km/h, somente um Focus que até hoje não sei como o cara fez aquilo, eu a 140 e ele a uns 160 grudado no chão como se estivesse em trilhos.

    - ASTRA $ 45.000 – 140 CV
    - FOCUS $ 65.000 – 145 CV
    - SUBARU IMPRENZA – 160 CV, 4 X 4 integral a $ 70.000

    E aí….vamos de que?

  145. Stenio said

    Agora sim um CARRÃO a ser testado !!!!!

  146. Ferdinando said

    Lindão o Focus, mas só bobo vai pagar 52 mil num Focus básico pelado, se por 2 mil a mais pega um i30 também básico, mas COMPLETO (USB, iPod, Farol de Milha, Limpador aut. para-brisa, acendedimento aut. farol, Roda 17″, retrovisor eletro-rebatível, comandos de som no volante e piloto automatico).

    Fala sério Ford, só vai pegar a liderança se baixar esse preço! Tá parecendo Honda!

  147. Helder said

    Galera
    Cadê o FOCUS 2.0 Flex. Passei em várias concessionárias e ninguém sabe dizer quando chega o carro. Sinceramente eu desconfio de empresas assim.
    - Será muito teste?
    - Será pouca capacidade de produção, pouco carro para maior preço?
    - Será que o Duratec com alcool vai aguentar?

    Eu demitiria todos os presidentes da GM, FORD e VW no Brasil e contratava o corajoso e competente da HYUNDAI,

(requerido)

(requerido, mas nunca divulgado)

ou responda via trackback.